Experiências de alguém que ama a liberdade

Antes de começar a falar um pouco das diversas experiências que tive, quero expressar o quanto fiquei surpresa e feliz com o convite para contribuir com minhas simples histórias neste blog que amo de paixão e leio tanto! Acredito que as experiências que vivemos precisam ser compartilhadas, hoje me vejo aqui na função de fazê-los apaixonar pelos lugares que passei, pelos sabores e sensações que senti.
O sentimento de querer constantemente conhecer pessoas, lugares e sabores novos veio muito cedo, como um sonho de menina que como dizia minha mãe “Nasci com os pés na estrada e a cabeça lá na lua”. Além de sonhar alto é necessário muita garra, força, coragem e atitude para remarmos contra uma sociedade conservadora e enfrentar um mundo cheio de desafios e ao mesmo tempo com tão belas oportunidades.
Foi aos 16 anos, quando fiz minha mudança, deixei a casa dos pais para morar sozinha a 324 Km de distância, para passar todos os tipos de perrengues, medos, inseguranças e dentre tantos outros sentimentos, que ficou bem claro em minha cabeça que eu queria ir o mais longe que vida me permitisse chegar, não importava quantas noites de sono fossem necessárias abdicar, ou até mesmo quantos dias especiais tivesse que estar longe de minha família, o sentimento daquela menina nunca mudou.
Depois de 5 anos me aventurando longe de casa, de ter morado em 3 cidades diferentes, conhecido outras dezenas delas, consegui realizar o sonho de participar de um intercâmbio. Falar da mais incrível experiência de minha vida não é tarefa fácil, ainda mais se tratando de um país tão exuberante e rico culturalmente como o México.
Como resumir 5 meses de pura intensidade?
A primeira sensação que se tem quando estamos prestes a ir de intercambio é o que iremos fazer ao chegar em um país com uma cultura e idioma diferentes. Você se vê a duas semanas de viajar sem possuir passagens aéreas, sem saber em casa vai morar, que pessoas vai encontrar, como irá se comunicar, o que irá comer, como é a rotina daquele povo, como é a didática na faculdade, como realizar o câmbio da moeda, se pergunta: Deus que vou fazer? É tanto pensamento que quase não cabe na cabeça! Se pensa em tudo menos no mais importante que é estudar o idioma!
Somado a toda insegurança imaginem-se chegando em um hostel sem falar inglês sequer espanhol, onde estavam alemães, italianos, estadunidenses, costarriquenses, zimbabuenses e franceses, uma verdadeira torre de babel, sem ninguém se atrever a falar uma palavra de português! Por um pequeno momento a insegurança se transformou em desespero, que ao final virou aprendizado e experiência dobrada. Acredite: foi possível sobreviver muito bem a tudo isso!
Além das incríveis experiências e dos lindos lugares que conheci passei por dificuldades que me fizeram ter ainda mais histórias para contar, como ter o cartão clonado e ver a conta bancária zerada, entrar num ônibus que chove no seu interior, ir a um restaurante e a única coisa que consegui comer foi a cebola ...Perrengues mesmo!!!
O programa de intercâmbio oferece oportunidades que servem tanto para a vida acadêmica e profissional como pessoal. O contato com novas tecnologias, diferentes estratégias, técnicas e metodologias é uma oportunidade única que transforma as perspectivas profissionais. Quanto ao pessoal amplia em grande medida os horizontes do conhecimento, principalmente do ponto de vista sociológico, na convivência com novos hábitos culturais.
Viver no México, especialmente no estado de Yucatán significou conhecer um povo amável e educado, significou conhecer uma cidade tranquila e acolhedora. Lá conheci pessoas que se fizeram amigos para toda a vida, pessoas que se dispuseram a ensinar sobre seus costumes, comidas e tradições. Pude sentir o quanto é bonito um povo que ama e valoriza suas tradições e faz questão de transmiti-las de geração em geração. A milenar cultura Maya impressiona a qualquer pessoa que viaje ao México,e tão bonito é como ela ainda está presente no dia-a- dia do povo mexicano.
Todo contato com uma diferente cultura é uma experiência é ímpar, enriquece o intelecto e a alma, faz com que nossa mente veja que se existe diferentes formas de pensar e de se comportar, que nada mais devemos respeitar e buscar compreender os diferentes costumes, assim crescendo como seres humanos.
Algumas pessoas devem estar pensando que o mais difícil do intercâmbio é sobreviver a todas as dificuldades, diferenças culturais e estar longe de sua família. Na verdade, esta é a parte mais simples! Então o que é difícil?
 Quando vamos de intercambio temos a certeza de que em nosso retorno nossa família e amigos estarão bem ali, de braços abertos nos esperando, nosso quarto e cama estarão ali intactos esperando para um belo descanso. Isso tudo ocorre, mas o que fazemos com a nova família que construímos durante todos esses meses? Onde eles estarão nos esperando?
A verdade é que aquele velho quarto já não comporta nossos anseios e não nos reconhece mais. O sentimento é que viajamos, conhecemos o mundo, caímos, levantamos, aprendemos e nos tornamos outras pessoas, incapazes de viver no ninho do conformismo e sem a nova família que construímos. A partir do retorno nenhuma data especial será completa porque sentirás saudades imensas de pessoas que estarão espalhadas por todos os cantos. Neste momento nasce um sentimento ainda maior de que a viagem apenas começou, que a partir de agora todos os dias deverão ser intensos e que temos um mundo a frente cheio de histórias e sabores para conhecer!
Para conferir as fotos dos belos lugares que passei sigam os próximos posts que estarão recheados de dicas de cada emocionante viagem!
 
Isla Mujeres, Riviera Maya – Quintana Roo. Foto:  Natali Alcântara Brandão

 .Pôr sol em Las Coloradas – Yucatán. Foto:  Natali Alcântara Brandão
 

Share this:

JOIN CONVERSATION

1 comentários:

  1. Lindo texto Natali! Parabéns! Que seus pés ainda toquem muitas estradas pelo mundo, e sua cabeça continue lá na lua, que é o melhor lugar pra ela estar! Muito orgulho de você!(Camila)

    ResponderExcluir

Olá, ficamos muito feliz com seu comentário.