Roteiro de viagem: Penedo, a Finlândia do Brasil


Oi, gente!!!


Hoje é dia de dicas de viagem aqui no blog e eu venho falar de um lugarzinho pelo qual é quase impossível não se apaixonar!
Um destino repleto de araucárias (um tipo de árvore presente no sul do país), com direito a fábricas de chocolate, Casa Oficial do Papai Noel, Shopping dos Duendes, construções em estilo enxaimel e tudo o mais que, com certeza, irá te remeter à Europa, pois os finlandeses chegaram em Penedo na década de 20, e até hoje mantém seus costumes bem preservados. 

Além de aconchegante e encantador, cheio de paz e tranquilidade, esse lugarzinho apaixonante oferece uma diversidade enorme de atrativos naturais e culturais, além de ótima gastronomia.


Penedo é um distrito e Parque Ecológico do município de Itatiaia, localizado na região sul do estado do Rio de Janeiro, Brasil. É a principal colônia finlandesa do Brasil fora da Região Sul, o que ainda se mostra marcante na arquitetura de residências e edifícios comerciais, bem como na cultura local. Suas tranquilas pousadas, seu clima ainda ameno, sua generosa fauna e topografia fazem de Penedo um oásis em meio ao crescimento e ocupação da região.” (Wikipédia)


(Fonte: Pinterest)

(Fonte: https://www.flickr.com/photos)


(Fonte: Pinterest)

(Fonte: Pinterest)



O que você não pode perder!!


Casa do Papai Noel: Consegue imaginar um local onde é "natal" o ano todo? Esse lugar existe e se encontra em um pequeno shopping ao ar livre em Penedo, chamado "Pequena Finlândia". Obviamente, é um dos principais pontos turísticos da cidade, ao qual você não pode deixar de visitar, principalmente se tiver filhos, pois a criançada adora.
Além da casinha, você também encontra diversas lojinhas de souvenirs lindíssimos do Papai Noel, além de lojas de presentes, como a Joulupukin Piste e SANTAMADRE.
O horário de funcionamento de segunda à quinta-feira, é das 10h às 20h. E sexta, sábado, domingo e feriados, das 10h às 22h.

(Fonte: http://www.historiasdadi.com.br)


Fábricas de Chocolate: Penedo é famosa por seu maravilhoso chocolate, então você não pode deixar de experimentar essas delícias artesanais! Uma das lojas mais famosas é a Tonttulakki Suklaat e se localiza dentro da Pequena Finlândia. 

(Fonte: http://www.blogvambora.com.br)


(Fonte: http://www.blogvambora.com.br)


COMPRAAAS: Pessoal, essa é a melhor parte! Além de tudo quanto é tipo de chocolates e doces, em Penedo você encontra uma infinidade de produtos dos mais variados tipos para comprar. Alguns exemplos: Licores, cachaças, queijos, pastinha de truta (é o peixe típico da região) e salmão, doces da fazenda, etc. Saindo do âmbito das guloseimas, você encontra também móveis de madeira fabricados na região, orquídeas, cristais trabalhados, couro com bom preço, pedras trabalhadas, velas de todos os tamanhos e cores, objetos variados de decoração para todos os gostos, e muuuito mais!

(Fonte: http://www.historiasdadi.com.br)



Trilhas e cachoeiras: Além da charmosa vila, Penedo também é repleto de belas paisagens naturais e, para os amantes da natureza, existem diversas possibilidades de diversão ao ar livre. 
No distrito, existem diversas empresas de turismo com guias disponíveis para quem desejar se aventurar pelas trilhas, cachoeiras e picos, além de fornecerem passeios de quadriciclo, jipes, cavalos, pôneis e charretes. Não é o máximo!?
A trilha mais famosa é o Pico do Penedinho, que dá acesso a um mirante magnífico!
As cachoeiras da região são muito limpinhas (e geladas!), se você estiver por lá durante o verão, vale muito a pena conhecer. As principais são: Três Cachoeiras, Poção das Esmeraldas e Três Bacias.

 (Fonte: http://loucosporferias.com.br)



(Fonte: http://loucosporferias.com.br)


Gastronomia: Sem dúvida alguma, os restaurantes de Penedo são divinos! Inclusive, todos os anos, ocorre o Festival Gastronômico na cidade.
Em Penedo, você pode degustar vinhos, fondues, chocolate quente (no inverno), comidas típicas como italiana, japonesa, alemã, mexicana e tudo mais que você imaginar.
Um dos melhores restaurantes da cidade é o sofisticado Jardim Secreto, um bom lugar para comer os mais variados pratos, tanto de dia, quanto de noite.
Uma boa opção para comer uma sobremesa ou tomar um sorvete é  Tonttulakki Jäätelö Gelateria, que fica dentro da Pequena Finlândia (o melhor da cidade). Outra sorveteria famosa é o Sorvete Finlandês, localizado ao lado da Pequena Finlândia.

Restaurante Jardim Secreto (Fonte: http://www.historiasdadi.com.br)


Resta alguma dúvida de que Penedo é sensacional, gente?? Sou simplesmente apaixonada por esse lugar e queria muito compartilhar com vocês as maravilhas de lá!!! Espero que tenham gostado e coloquem na listinha de desejos de vocês para um dia conhecerem, porque olha, vale muito a pena!
Por fim, deixo aqui algumas fotos do meu recente passeio por lá... Não esqueçam de deixar seus comentários e sugestões, pois são sempre muito importantes para nós. s2

(Pequena Finlândia)

(Shopping dos Duendes)

(Lojas)


(Pequena Finlândia)





Postado por Carla Giarola / Facebook

Share this:

JOIN CONVERSATION

37 comentários:

  1. Amei , quando for em Itatiaia vou fazer uma vista ,muito lindo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, minha querida!! Vai sim!!! Vale muito a pena! Beijos!!!

      Excluir
  2. Ai... eu quero conhecer essa cidadezinha charmosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando conhecer, venha nos contar o que achou!!! <3 Beijos, linda!

      Excluir
  3. Que lindo lugar. Espero um dia visitar o Brasil.
    Blessed Be!!!

    ResponderExcluir
  4. Tenho muita vontade de visitar essa cidade. Acho ela super charmosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Paula! Lá é realmente lindo! Obrigada pela visita! Beijos!!!

      Excluir
  5. Preciso conhecer esse lugar e comer esse chocolate também. ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisaaa, linda! rsrs Nossa, o chocolate de lá é divino! Vc vai amar! Beijos!! ♥

      Excluir
  6. Que lugar lindo, meu Deus!! Já quero visitar. Meu Deus, com toda certeza vai pra minha lista de lugares para conhecer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é encantador, Rafaela! Coloque na lista!!! hehehe Beeeijos!

      Excluir
  7. Uauuu, que lugar lindo, quero muito conhecer.
    Bjs!

    brincandodeesmaltar01.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou torcendo pra você conhecer, Sharon! Nâo vai se arrepender! Beeeijos!

      Excluir
  8. Genteee..que lugar é esse...Coisa linda demais! Me apaixonei..
    Vou salvar aki nos favoritos e mostrar pro meu esposo.
    Lindoo lindoo
    Ameii seu post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito fofo, né? Também fiquei encantada! Para passear a dois então, é ótimo... Tem lindas pousadas lá também, vai adorar ir com seu esposo. Beeeijos!

      Excluir
  9. Esse post veio em ótimaaaa hora! Eu e minha família estamos planejando um roteiro para viagens esse ano e eu queria muito um lugarzinho como esse, vou pesquisar tudo sobre ele e vai ser agora mesmo! Rs
    Beijos ;)
    http://www.adoravelcloset.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom saber disso, Eduarda!!! Espero que você e sua família curtam bastante!!! Beijos!!

      Excluir
  10. Nossa... quase morro de vontade de conhecer lugares assim, mas ainda não tive nenhuma oportunidade. Dica ótima, com certeza já vou me planejar para poder ir lá este ano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só se planejar que você consegue, Gabi! Vale super a pena e é super acessível, já que é aqui no sudeste, pertinho. <3 Beijos!!!

      Excluir
  11. Que lugar lindo, não conhecia, com certeza iria na fábrica de chocolate. Amo <3 bjs, sucesso <3


    www.super-caprichada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, os chocolates de lá são deliciosos!!! No inverno tem chocolate quente, super indico!!! Comi tanto! kkkk Beijos!

      Excluir
  12. Sempre tive um sonho em conhecer Penedo, quando conheci fiquei encantada pela cidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Logo você terá a oportunidade de conhecer, Ingrid!! Depois venha nos contar a experiência! Beeeijos!

      Excluir
  13. Gente que lugarzinho maravilhoso! se não fosse pelo texto, eu diria claramente que não é no Brasil, chocada mesmo! É tudo lindo! As suas fotos ficaram maravilhosas, e fiquei na vontade de visitar haha Feliz 2017! Sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente não parece Brasil, Gleicy! rsrs Muito lindinho, né? Obrigada!!! Quem bom que gostou das fotos! Beijão!

      Excluir
  14. Oie!
    Adorei esse lugar! Fiquei com vontade de conhecer!
    E que fotos mais linda, hein! Arrasou.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deixe de conhecer, Nathalia!
      E muito obrigada por ter gostado das fotos, fico muito feliz!!! Beeeijos!

      Excluir
  15. Meu Deus! Eu não conhecia! Estou simplesmente encantada e mal posso esperar para visitar Penedo! ❤

    ResponderExcluir
  16. Que lugar lindo!! E melhor de tudo aqui no Brasil <3 gostei da arquitetura das casas, as cachoeiras e estes chocolates deu ate uma fominha rs, fiquei encantada e tive vontade de conhecer também, colocar na listinha. Super beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo, Luma!!! Isso aí, coloca na listinha, pq é sensacional! hehehe Beijoos!

      Excluir
  17. Que lugar maravilhoso, aparenta ser realmente sensacional!

    ResponderExcluir
  18. Deixe-me dizer que adorei o blog, que acabei de conhecer! :)
    Depois: embora esteja em Portugal e tenha pânico de andar de avião, fiquei encantada com as fotos desse local e com imensa vontade de visitar, se assim me fosse permitido! Uau <3
    Ótimo post. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!! Que bom que gostou, fico muito feliz! Você é portuguesa? Já estive em Portugal.. Lisboa é linda!!! Venha conhecer um dia sim, você vai amar.
      Obrigada!! Beijos!

      Excluir
    2. Olá!!! Que bom que gostou, fico muito feliz! Você é portuguesa? Já estive em Portugal.. Lisboa é linda!!! Venha conhecer um dia sim, você vai amar.
      Obrigada!! Beijos!

      Excluir

Olá, ficamos muito feliz com seu comentário.